União Europeia quer criar ‘imposto digital’ mesmo sem acordo global

LG lança no Brasil o K8+, seu primeiro celular com Android Go
17 de setembro de 2019
Dois novos filmes de M. Night Shyamalan ganham data de lançamento
17 de setembro de 2019

União Europeia quer criar ‘imposto digital’ mesmo sem acordo global

Proposta de tributar faturamento de gigantes de tecnologia está parada no bloco europeu, mas ainda deve ser debatida em nível global

União Europeia (UE) planeja adotar um imposto sobre serviços digitais mesmo na ausência de um acordo global sobre o chamado ‘imposto da web’. Quem afirma é Paolo Gentiloni, Comissário da UE para Assuntos Econômicos.

Ele explica que sua primeira tarefa será verificar se é possível incluir um imposto da web em nível global, já que essa seria a solução mais eficaz. “A Comissão tentará chegar a um acordo até 2020, mas, se isso não for possível, minha missão será propor um imposto europeu sobre a web. Não estamos preparados para esperar”, diz, em entrevista ao jornal La Stampa.

A criação de um tributo digital na Europa é objeto de debate há tempos, mas alguns países resistem. A proposta institui uma taxa sobre o faturamento de grandes empresas de tecnologia na UE, tendo em vista o poderio de mercado dessas companhias e a necessidade de trazê-las à economia real. Diante da falta de acordo, países como França, Itália e Espanha já se preocupam em criar impostos nacionais. 

Fonte: Reuters

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.