Teclado do computador pode ajudar no diagnóstico de Mal de Parkinson

Papa Francisco abençoa fiéis neste domingo de Páscoa
6 de abril de 2015
Netflix encomenda comédia dos atores de Arrested Development e Breaking Bad
6 de abril de 2015

Teclado do computador pode ajudar no diagnóstico de Mal de Parkinson

Um estudo conduzido por pesquisadores do MIT, nos EUA, avalia que é possível identificar o estágio inicial do Mal de Parkinson usando teclados de computador. A notícia é animadora porque a doença ainda tem difícil diagnóstico.

Ao realizar o estudo, os pesquisadores perceberam que as pessoas com algum problema de coordenação tinham padrões de datilografia diferentes. Para identificar essa variação, eles desenvolveram um software capaz de medir o tempo de duração de cada clique dado pelos participantes da pesquisa. Aqueles que tinham deficiência motora pressionavam as teclas por mais tempo.

Na maioria das vezes, quando o Mal de Parkinson se torna perceptível, grande parte do cérebro já está danificada. Entretanto, um diagnóstico precoce poderia permitir aos médicos um melhor planejamento e estratégias no tratamento.

Também é importante ressaltar que deficiências motoras não significam necessariamente Mal de Parkinson, tanto que o objetivo inicial dos pesquisadores era verificar os efeitos do cansaço. Somente após ter percebido que o estudo também poderia servir para a identificação da doença, a equipe pediu a ajuda de mais 21 pacientes para realizar os testes.

Antes que os médicos possam examinar seus pacientes de acordo com a digitação em um teclado, os resultados dessa pesquisa devem ser validados em outros estudos e com pessoas em vários estágios da doença.

Via MIT News.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.