QUALIDADE PARA PROGREDIR

Considerada a maior cooperativa médica do mundo, o sistema Unimed teve início na cidade de Santos (SP), em 1967, “fruto da vontade de um grupo de médicos de se contrapor ao mercantilismo rasteiro que colocava em risco a atividade médica responsável e ética em nosso País”, segundo relatos da época. Hoje, é inegável a pujança do sistema, com números invejáveis para qualquer empresa de qualquer ramo de negócio – “Top of Mind®” – DataFolha, por 25 anos como plano de saúde mais lembrado pelos brasileiros; 96 mil empregos diretos; 29% de participação no mercado nacional de planos de saúde; 15 vezes consecutivas o plano de saúde em que os brasileiros mais confia (Revista Seleções/Ibope Inteligência); 18 milhões de beneficiários; 21º lugar entre as marcas mais valiosas do país, com valor de R$2,817 bilhões (Brand Finance), 114 mil médicos cooperados.
Em Campo Mourão, a Unimed foi fundada através das mãos de médicos corajosos e visionários em 24 de outubro de 1989 e iniciou suas atividades com uma grandiosa missão: oferecer serviços na área de saúde com qualidade, segurança e tranquilidade aos seus clientes, permitindo remuneração digna ao profissional médico.

Gestão 2018 – 2021: Dr. Rodolfo Cesar Visoni Poliseli – Superintendente; Dr. Eloy Okabayashi Fuzii – Presidente; Dr. Dênis Rogério Aranha da Silva – Vice-Presidente.

Desde então, seguir estes passos tem sido um grande desafio aos conselhos diretores que passaram à frente da Unimed Regional de Campo Mourão. Cada gestão enfrentou inúmeros desafios, cada um proporcional à sua época: iniciar um trabalho novo na região, formar rede credenciada, ampliar parcerias e convênios com grandes empresas, solidificar a imagem da marca na cidade e circunjacências.
Em especial atenção neste último triênio (2015/2018), quando estive fazendo parte da Diretoria Executiva da Unimed Regional de Campo Mourão como Diretor Superintendente, e com mais dois colegas médicos, amigos e companheiros – Dr. Eufanio Estefano Saqueti, presidente e Dr. Denis Rogerio Aranha da Silva, vice-presidente, além de todo um conselho administrativo, tivemos um olhar totalmente voltado a assistência ao beneficiário, com ampliação de novos serviços – Espaço Saúde, Oncologia, Atendimento Unimed, Programa MAS (Mais Atenção a Saúde), SAD (programa de desospitalização), além de termos instituído a figura da Enfermeira Visitadora, que tem proporcionado um apoio extra às equipes de enfermagem dos hospitais de Campo Mourão, na resolução de problemas dos beneficiários Unimed internados.
Neste próximo triênio (2018/2021), o novo conselho administrativo se deparará com os desafios que continuam, como ampliar a carteira de clientes, melhorar a assistência hospitalar e no atendimento Unimed, dar continuidade às obras do hospital próprio, otimizar e ampliar o leque de novos negócios, de maneira a oferecer saúde de qualidade aos nossos beneficiários, além de continuar proporcionando condições de trabalho e remuneração aos cooperados. Uma balança nada fácil de se manter equilibrada.
Sabemos que a empresa tem crescido, porém nada se sustenta se não houver qualidade. E digo, qualidade de ponta a ponta, desde a oferta e compra do plano, passando pelo atendimento, liberação de guias e exames, auditoria, informatização de dados, sistema de intercâmbio com outras singulares, faturamento, prestação de contas, realização de exames e consultas nos prestadores e credenciados, cirurgias, internações e alta dos pacientes. Tudo isso parece complexo, mas há toda uma estrutura por trás que necessita de investimentos físicos e em pessoas, treinamento e mais treinamento, reuniões, dedicação, atenção, competência, e acima de tudo, amor naquilo que faz. Só assim, a qualidade virá. E neste ano, a Unimed Regional de Campo Mourão estará participando da Resolução Normativa (RN) 277 da Agência Nacional de Saúde (ANS), que institui o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde.
Conseguir tal certificação é a meta e o sonho de muitos, mas somente pelo fato de estarmos fazendo parte deste processo já obtivemos dados e informações valiosas para o crescimento sustentável da cooperativa.
Lidar com saúde, não é uma tarefa fácil, pois confrontamos não somente a doença em si, mas esperanças, sonhos, desilusões. Mas ser uma empresa perene, tem mostrado que a Unimed tem tido mais acertos que erros, e juntando ciência médica e o viver no cotidiano, nos leva a um dizer do renomado filósofo prussiano Immanuel Kant: “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada. ”
Com estes sentimentos de organização, sabedoria, ciência e conhecimento, tenho fé em Deus que tudo dará certo nos anos vindouros.

Dr. Eloy Okabayashi Fuzii
Presidente Unimed Regional Unimed Campo Mourão
Triênio 2018/2021

Check Also

Dona Madalena – Escrever para não esquecer… E poderia?

A paciente idosa, uns 75 anos, lúcida. A pele manchada por pigmentação hipercrônica, sinal característico …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *