Consultoria em Arquitetura: por que contratar?

Voce é dono (a) da sua vida?
3 de maio de 2019
A HERANÇA
3 de maio de 2019

Consultoria em Arquitetura: por que contratar?

O cotidiano das famílias contemporâneas está cada vez mais agitado e cheio de atividades. Assim, nossas casas funcionam como nosso refúgio da agitação diária, assistir a um filme no fim do dia, relaxar em um quarto aconchegante, ou ainda ter aquele canto de leitura com uma atmosfera especial é essencial para manter uma boa saúde mental e proporcionar o descanso merecido.


No entanto, a rotina cheia faz com que não seja tão fácil assim deixar a nossa casa com a nossa cara, com o nosso estilo. É nesse ponto que a Consultoria em Arquitetura de Interiores funciona. Uma consultoria baseia-se em ações rápidas e práticas. Essas ações são propostas por um profissional especialista no assunto prestadas para um cliente, de maneira personalizada.
No caso da Consultoria em Arquitetura, existem diversas áreas que um profissional poderá auxiliar. Neste artigo trataremos da Consultoria em Arquitetura de Interiores.
A Arquitetura de Interiores é o ramo que trata especificamente dos ambientes e de como eles podem ter seu uso maximizado para atender as necessidades do usuário.
Diversos detalhes são considerados ao se tratar de Arquitetura de Interiores. Os principais são: revestimentos, móveis e marcenaria, iluminação natural e artificial, além da ambientação com objetos de decoração, cortinas, estofados, entre outros.
Por que consultoria?
Diferentemente do projeto tradicional, o serviço de consultoria é mais rápido, prático, ideal para uma renovação no ambiente sem grandes obras, com agilidade e menor custo.
Um projeto completo de Arquitetura de Interiores inclui diversas etapas e um detalhamento meticuloso de tudo que deve ser feito. Já a Consultoria em Arquitetura de Interiores possibilita que o cliente mude o que não lhe agrada no espaço com o auxílio de um profissional e tudo isso em curto prazo e dentro do orçamento.
O maior benefício da consultoria é a praticidade O arquiteto ou designer monta um relatório com as dicas e sugestões de mobiliário, revestimentos e peças decorativas específicas para o cliente, além de indicar fornecedores e lojas que disponibilizam os serviços e produtos indicados. Esse relatório pode conter ainda dados como custos ou orçamentos, para facilitar ao máximo com que se tenha a casa dos sonhos.
Outro ponto interessante da consultoria é que o profissional vai analisar as necessidades e expectativas do cliente, assim, uma boa conversa ou um bom briefing, é fundamental para esse tipo de serviço. Geralmente é durante o briefing que o consultor vai entender o cliente, para criar estratégias de design e soluções que resultarão em um ambiente ideal para as suas atividades diárias. Além disso, possibilita com que o profissional conheça o espaço a ser renovado, buscando aproveitar ao máximo peças existentes, com uma pegada sustentável e reutilizando um móvel da família, por exemplo, ou seja, preservando a memória e a identidade dos familiares.
Buscar ajuda de um especialista traz resultados em diferentes áreas. No caso da Arquitetura de Interiores a consultoria é o tipo de serviço ideal para quem deseja ter aquele cantinho da casa como sempre sonhou de forma profissional, prática, rápida e dentro do orçamento.

Arieli Zago – Arquiteta especialista em Projeto de Interiores e Iluminação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.