Aventura, História e Solidariedade

TRILHA PELOS CAMINHOS DE PEABIRU-PR
O contato com a natureza é algo que cada vez mais as pessoas procuram como lazer diante das ansiedades da semana. Um ponto de liberação de todo o estresse do trabalho, da correria, de tudo.


Em Peabiru-PR, realizam-se semanalmente Trilhas Eco históricas pelos Caminhos de Peabiru. O termo “Peabiru” remete ao milenar “Caminhos de Peabiru”, e a região é geograficamente falando coberta por derrames basáltico de Trapp da Era Mesozoica (300 milhões de anos) o que confere a zona rural relevo acidentado com muitas e lindas cachoeiras propício a prática de diversos esportes.
No município, ao todo, estão cadastradas 15 cachoeiras, sendo que 6 delas estão agrupadas no Percurso da Trilha Ribeirão da Lagoa em um percurso de 9 Km na qual há indícios arqueológicos da passagem indígena, bem como resquícios da colonização de outrora no percurso, o que torna a trilha mais atraente ainda.
Neste contexto, a TRILHA PELOS CAMINHOS DE PEABIRU no percurso do Ribeirão da Lagoa apresenta-se como alternativa de lazer, cultura, turismo e entretenimento atrelado à ecologia, à educação ambiental e à história disponível GRATUITAMENTE para toda população e visitantes.
Com as trilhas busca-se também ofertar à comunidade alternativa de lazer promovendo a educação ambiental inerente, atraindo o turismo regional, estadual, nacional e internacional, visando ao incremento da hotelaria, da gastronomia, do artesanato e do comércio em geral por meio dessas visitas. Além disso, busca-se fortalecer o senso de identidade histórica e cultural regional por meio dos Caminhos de Peabiru.
A Trilha pelos Caminhos de Peabiru iniciou-se com poucas pessoas e, à medida que foram sendo realizadas as etapas, o número de visitantes aumentou gradativamente com visitas constantes de pessoas de outras cidades, estados e até países.
Contando com o apoio de equipe de voluntários, como ex-membros do Exército Brasileiro e trilheiros experientes, conseguiu-se dar segurança aos visitantes na trilha.
Além da história e da aventura, a Trilha pelos Caminhos de Peabiru agora cumpre sua função social, ou seja, atrela a caminhada a ações de interesse público como campanha contra o suicídio (setembro amarelo) ajuda aos Lares dos Velhinhos e recentemente incorporou-se ao Outubro Rosa, quando todos vão vestidos de rosa e como inscrição doam água de coco, suco em garrafa, gelatina e material de higiene pessoal, produtos estes repassados à Rede Feminina de Combate ao Câncer.
A parceria também se estende da ação do Grupo Amigos da Caminhada de Campo Mourão, que iniciou este movimento, sob o a iniciativa do casal Andrey e Karina Legnani.
Para quem quiser fazer a Trilha Pelos Caminhos de Peabiru-PR, com um percurso de 9 km, 6 cachoeiras e muita natureza, com duração de cerca de 3h30min, ligar para (44) 99850 4914, falar com o organizador Arléto Rocha. É um evento gratuito e todos serão sempre bem vindos.

ARLÉTO ROCHA
Diretor de Cultura de Peabiru-PR
Geógrafo e Historiador
Membro da Academia Mourãoense de Letras

Check Also

A Banalização do Ensino Superior

Nossa história mostra claramente que, o acesso ao mundo acadêmico foi algo lento e difícil …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *