terça-feira , 19 junho 2018
Últimas

A sua vida está indo pelo ralo?

Mais uma vez, um novo ano, uma nova etapa, (re)nova esperança. Ano passado talvez você já tenha se preparado e desejado coisas que ainda deseja. Afinal não podemos realizar tudo na vida e muito menos em um ano.


Mas você já se perguntou a quanto tempo está esperando, tentando, e tentando de novo?
Pois bem, a bússola da nossa vida psíquica é o desejo, é o prazer. Tanto é assim que uma pessoa adoecida perde a capacidade de sentir prazer e não consegue dizer o que deseja. Freud nos apontam que “o princípio do prazer é o guardião da vida psíquica”.
Isso não significa que devemos viver o tempo todo na busca do prazer, já que essa busca desenfreada também é adoecedora. Já imaginou se você pudesse fazer tudo que deseja em um só dia?
Desse modo, mesmo não podendo realizar tudo e viver só pelo prazer, ainda assim as conquistas e os prazeres da vida, nos colocam em movimento. Mas essas coisas podem levar sua vida pelo ralo, se você não se der conta da diferença que é prazer e satisfação.
O prazer é imediato, é um gozo que não espera para acontecer, é líquido, e por isso também demanda o tempo todo que a gente queira mais e mais.
A satisfação por outro lado, é mediada, leva um pouco mais de tempo para ser alcançada, e por consequência é mais sólida.
Talvez a sua avó já tenha dito “o que é de gosto, regalo da vida”. Nessa frase a palavra regalo é empregada para dizer que aquilo que você gosta tem suas consequências. E não é que é verdade?
Fazendo então um neologismo, com a frase “o que é de gosto regalo da vida”, a partir da compreensão que o prazer/gozo e sempre instantâneo, teremos: “o que é de gozo é ralo da vida”.
E assim a vida escorre pelo ralo e escapa das nossas mãos quando a busca é sempre imediata. Portanto o prazer não é o problema. O verdadeiro problema é ser escravo do prazer, escravo de si mesmo.

Marco Aurélio Dias
Psicólogo Clínico – CRP 08/21538
Especialista em Psicoterapia Psicanalítica
Especializando da Clínica Freud – Lacaniana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*