A IGREJA CATÓLICA DE PEABIRU Templo de Fé e da Arquitetura

Quando criança, ficava olhando para teto da igreja católica de Peabiru-Pr e me perguntando como fizeram aquela obra. Depois de grande, em entrevista com um dos construtores, Sr. Ivo Hans Koch, descobri que levaram oito meses para fazerem aquele teto.
A primeira Igreja Católica de Peabiru foi erguida em madeira em 1948. Em 1949 o Padre Aluízio Jacobi enviou carta ao Papa Pio XII perguntando o que fazer para que as sucessivas chuvas de pedras (granizo) parassem de castigar Peabiru. Uma mãe e filha havia sido mortas por uma chuva dessas. O Papa escreveu: “Façam uma obra difícil de terminar, uma obra grandiosa”. Em pouco tempo, Aluízio Jacobi trazia da Alemanha a planta de uma catedral em estilo Gótico e iniciava a construção da Igreja ao lado da atual que só terminaria em 1978. As chuvas de pedras pararam de cair.


A construção se iniciou em 1956 e ao final das missas, ainda na Igreja em madeira, o Padre convocava homens e todos que pudessem para jogarem pedras na fundação da nova Igreja. Imiscuída no alicerce da Igreja, há uma caixa em metal, com cartas e fotos dos peões da obra, além de moedas da época, ou seja, uma cápsula do tempo idealizada pelo padre. O sino de bronze permanece na torre, hoje sem uso e o antigo relógio não funciona mais, porém sua beleza marca a cidade.
Quanto ao teto abaulado da igreja, de forma simples, a Arquiteta e Urbanista Franciane Mota explica que o Sistema Estrutural de Superfície Ativa utilizado funciona como arcos.
Quando se faz cúpulas se consegue vencer vãos maiores, assim como os arcos comparados aos pórticos e aí se tem intersecções de várias cúpulas.

ARTE SACRA
A Igreja Católica da Paróquia São João Batista contém esculturas de um dos maiores artistas de arte sacra do mundo, o Escultor José Moser, que veio da Escola de Belas Artes de Viena e residiu até o fim da vida em Peabiru. Há também obras de seu sobrinho, o escultor Conrado Moser.
As obras sacras de José Moser estão espalhadas por diversos lugares do Brasil e do Mundo.
As janelas da igreja são ornadas por vitrais que levam o nome das famílias de então que doaram a arte para a igreja.
Há de se lembrar que o Padre Aluízio Jacobi também construiu outras igrejas como a de Engenheiro Beltrão, local onde ele faleceu e está enterrado desde a década de 1970.
A Igreja Católica da Paróquia São João Batista de Peabiru-Pr é uma das mais belas do Brasil, hoje o mais belo cartão postal da cidade.

Arléto Rocha
Historiador & Geógrafo
Membro da Academia Mourãoense de Letras
FOTOS: Paula Daisa & Acervo Museu Caminhos de Peabiru-PR

Check Also

A Banalização do Ensino Superior

Nossa história mostra claramente que, o acesso ao mundo acadêmico foi algo lento e difícil …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *