terça-feira , 19 junho 2018
Últimas

6 benefícios de ouvir música para sua saúde

Saiba como aproveitar as músicas para relaxar e ser mais produtivo

Uma boa companheira em todas as horas, a música distrai, relaxa, consola e está conosco em praticamente todos os momentos das nossas vidas. Para cada situação que passamos, existe uma música que traduz perfeitamente o que pensamos e sentimos. Por comprovações científicas provenientes de estudos de inúmeras universidades pelo mundo, as canções são consideradas terapêuticas, pois são capazes nos trazer vários benefícios à nossa saúde. Veja quais os principais benefícios de ouvir música para a saúde física e mental:

Promove a sensação de bem-estar e felicidade

Ao ouvir músicas mais animadas, o seu cérebro libera uma boa quantidade de dopamina em seu corpo, fazendo com que uma sensação de bem-estar apareça. Enquanto a canção está tocando, e até mesmo alguns minutos depois de ela terminar, o corpo humano ainda está recebendo doses de dopamina, um dos “hormônios da felicidade”, que causa euforia e muita emotividade.

Reduz os níveis de estresse

Além de elevar os níveis de dopamina no corpo humano, ouvir músicas podem desencadear outro fator positivo para a saúde: a queda dos níveis de cortisol no organismo. O cortisol em altos níveis promovem a ansiedade. Mas quando toca sua música favorita, o cortisol é reduzido e sua mente já pode relaxar!

Melhora o humor no trânsito

Muita gente já passou por situações de estresse no trânsito que foram bem atenuadas quando a música entrava em cena. Por promover uma sensação de bem-estar no ouvinte, uma boa playlist (como a que indicamos abaixo) é capaz de alegrar o dia e fazer o tempo passar mais rápido. Apenas procure curtir seus singles preferidos no volume ideal para não se distrair e causas acidentes enquanto dirige.

Melhora a concentração no trabalho

Pesquisas também sugerem que as atividades no trabalho rendem mais quando escutamos canções que gostamos muito. Elas aumentam a sensação de prazer e nos ajudam a ter mais concentração na produção das tarefas.

Deixa o sono mais tranquilo

As músicas relaxantes são grandes aliadas do sono. Para quem sofre de insônia, é válido experimentar ouvir canções mais tranquilas antes de dormir, já que elas ajudam a reduzir os níveis de cortisol no organismo, que, como vimos anteriormente, é o hormônio que causa estresse e ansiedade. Veja nossa playlist de singles:

Melhora performance nas atividades físicas

Além de distrair, fazendo com que as pessoas se exercitem por mais tempo do que planejavam, as músicas ajudam a aumentar o desempenho físico, porque o cérebro libera “analgésicos naturais”, como a endorfina, proporcionando a dimuição do cansaço e da dor física em razão dos exercícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*